Páginas

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Seitan e quiabos....

Como fazer o Seitan, ou seja, a carne de glúten?? 
Essa pergunta ficou por muito tempo rondando a minha cabeça, por que, toda vez que eu falava com alguém que já tinha feito, a pessoa me dizia ser absurdamente difícil… Finalmente eu resolvi que ia fazer e pronto, eu queria comer Seitan com quiabo desesperadamente, e fui fuçar a internet atrás de alguma receita que fosse, pelo menos, um pouco mais fácil do que todos me falavam… 
Como eu citei no post anterior, eu achei uma incrível nesse link aqui: http://www.youtube.com/watch?v=JWPgOIhiDuw, e tudo ficou mais fácil! 
Essa semana fui na Zona Cerealista e comprei a farinha de glúten. Ela é muito boa pra fazer o seitan, porque você não precisa ficar lavando pra tirar o amido como com a farinha de trigo branca. Bom, a coisa é bem mais fácil do que eu imaginava e eu tirei algumas fotos pra mostrar pra vocês. No fim das contas, ele ficou exatamente como o do vídeo mas também, pode-se fritar antes de colocar na panela de pressão, para que ele pegue uma cor mais escura. O fritar é só selar com um fio de azeite ok? 
Depois é só usar os pedaços da forma que se desejar. O legal é que ele pode ser congelado e na geladeira dura mais ou menos cinco dias. 

Pra continuar a conversa, eu vou mostrar como fazer o Seitan com quiabo, que foi o motivo de toda essa saga. Anotem aí!!

Seitan feito com farinha de glúten



Seitan com quiabo


Ingredientes Seitan com quiabo:

1 cebola pequena picada em cubos
2 dentes de alho ralados ou amassados
2 colheres de azeite
250 grs de quiabo cortados em 3 partes
250 grs de seitan picado
Meio copo americano de água para cozinhar o quiabo
Pimenta do reino e sal a gosto

Modo de fazer:

Eu adoro a baba do quiabo então apenas lavo, corto e refogo, mas se for o contrário, para evitar a baba, deve-se lavar e secar bem o quiabo num pano de prato limpo, só daí picar e reservar.
Junto em uma panela a cebola e o azeite e refogo até a cebola ficar transparente, só então adiciono o alho, senão, ele queima antes da cebola atingir essa textura. Junto o quiabo e refogo uns 3 minutos sempre mexendo, acrescento então o seitan, e refogo por mais 2 minutos. Coloco então a água, abaixo o fogo e tampo a panela. Deixo por mais ou menos 10 minutos mas mexo de vez em quando para os ingredientes não queimarem. Quando o quiabo estiver ainda um pouco al dente, desligo e acerto os temperos. Sirvo como acompanhamento. Essa quantidade dá pra mais ou menos 4 pessoas bem servidas.
Espero que gostem e até breve!! 





Nenhum comentário: