Páginas

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Byriani de Legumes

E nessas últimas semanas eu fiquei ruim... Fora todo esse frio, que me tira a vontade de fazer as coisas, eu dei um mal jeito nas costas e ainda estou me recuperando, depois de duas semanas.. Nossa, tô realmente ficando velha!!
Por conta disso, eu fiquei fuçando no meu computador e achei algumas de fotos de pratos que eu já tinha feito, um deles inclusive, eu fiquei com muita vontade de repetir, e vou fazer assim que der uma esquentada, que é o Byriani de Legumes. E pra acompanhar, vou passar a receita de um molho de iogurte com hortelã, os dois bem práticos e saborosos.
E aí, mãos a obra?


Byriani de Legumes

Ingredientes

Para o Byriani

3 colheres de azeite
2 paus de canela
4 cravos da india
1 colher de chá de cominho
4 colheres de castanha do Pará picada
1 cenoura cortada em cubos pequenos
1/2 xícara de ervilha fresca
2 xícaras de arroz cru
4 xícaras de agua quente
1 tomate sem pele em cubos
1 colher de manteiga
Coentro a gosto para finalizar

Em uma panela, esquentamos o azeite e juntamos a canela, o cravo e o cominho, abaixa o fogo e deixa perfumar. Isso deve demorar mais ou menos um minuto. Daí colocamos a cenoura e a ervilha, refogamos por dois minutos. Junta o arroz e o tomate e refoga mais um minuto. Cobre o arroz com as xícaras de água e abaixa o fogo. Faço como um arroz comum. Ah, uma dica boa é que, o arroz está pronto quando você molha o dedo, encosta no fundo da panela e ela faz aquele barulhinho de agua fervendo como um ferro de passar quente. Quando chegar nesse ponto, desliga, junta a manteiga delicadamente e o coentro picado. Tampa a panela e deixe descansar por 5 minutos. Na hora de servir, coloco a castanha do Pará pro prato ficar bem crocante.

Para o molho de iogurte

1 pote de iogurte natural sem sabor
um punhado de folhas de hortelã fresca ou uma colher de chá de hortelã seca
sal a gosto
azeite a gosto 
pimenta do reino moída na hora a gosto

Basta misturar tudo em um potinho e corrigir os temperos.

Eu servi o arroz com esse molhinho, mas ele pode ser servido também com uma salada verde ou uma lentilha com bacon vegetal que fica bem bom. Essa quantidade dá pra mais ou menos quatro pessoas e fica pronto em menos de meia hora!

Nenhum comentário: