Páginas

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Cozido marroquino de grão de bico

A minha paixão por temperos, me levou a procurar incansavelmente por receitas, que levem vários sabores e aromas, então, em uma de minhas andanças por livros e pela internet, eu achei esse prato, que me convenceu no ato e que eu só não fiz, porque leva grão de bico e ele tem q ficar de molho por pelo menos oito horas antes de cozinhar. A boa notícia é que eu tinha convidado alguns amigos pra vir em casa no dia seguinte, e quando servi a minha novidade, todos adoraram e não sobrou um grão pra contar a história. A receita de hoje é Cozido Marroquino com grão de bico. 

Cozido marroquino de grão de bico

Vamos precisar de:

2 xicaras de grão de bico (que tenha ficado de molho por pelo menos 8 horas)
4 xícaras de agua
1 colher de sopa de semente de cominho, mas pode ser em pó se você não tiver
1 colher de açafrão
2 sementes de cardamomo
1 pau de canela
1/2 colher de paprica picante
1/2 colher de pimenta caiena
1 cenoura cortada em cubos
2 tomates maduros sem pele e em cubos
1 colher de azeite
1 cebola picada 
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo
Em uma panela de pressão, coloque o azeite, a cebola e refogue por uns dois minutos, junte a cenoura e refogue mais um pouco. Junte o cominho, o açafrão, a páprica, a pimenta caiena e o grão de bico. Mexa bem e junte os tomates, coloque a água, que pode ser quente se você tiver pressa,  o cardamomo, o sal e a pimenta do reino e feche a panela. Quando pegar pressão, deixe por 20 minutos e abra. O grão de bico deve estar molinho, mas não derretendo. Deixe ferver no fogo alto para dar uma reduzida no molho e sirva com arroz branco, quinoa ou cuzcuz marroquino com manteiga.
Essa quantidade dá pra quatro pessoas bem servidas.

É um ótimo prato para dias frios e para juntar amigos!

Nenhum comentário: