Páginas

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Feijoada Vegetariana

No começo desse mês eu fiz aniversário e não queria comemorar, afinal tô ficando velhinha, mas acabei resolvendo por juntar a família e fazer um almoço bem bacana. São muitas pessoas, então eu queria fazer algo prático mas delicioso. Primeiro pensei em fazer uma lasanha de abobrinha, só que todo mundo já conhecia, depois pensei num nhoque, mas tinha feito há pouco tempo também, foi aí que me lembrei que sábado é dia de feijoada! Fiz então uma feijoada vegetariana. Ninguém da família é vegetariano e aquela seria uma boa oportunidade de mostrar que comida sem carne pode ser muito boa. A minha foi para mais ou menos vinte pessoas e quase não sobrou.. Essa receita que eu vou passar agora serve mais ou menos seis pessoas bem. E aí, vamos aprender??

Feijoada Vegetariana

Para a feijoada

500 grs de feijão preto deixado de molho pelo menos 2 horas
Água para cozinhar o feijão
3 colheres de azeite
1 cebola picada
4 dentes de alho amassados
3 folhas de louro
2 cenouras picadas grande
1 beringela picada grande
3 espetos de queijo coalho picados grande
pedaços de seitan (carne de gluten) a gosto
meio pimentão vermelho e meio amarelo picados grande
1 xicara de proteina de soja grauda
1 pimenta dedo de moça picada sem sementes
sal e pimenta do reino a gosto

O feijão deve ser coado e lavado antes de usar. Numa panela de pressão, coloca o azeite, a cebola e refoga até ela ficar transparente. Depois junta o alho e refoga um minuto mais ou menos. Junta a proteina de soja e refoga por mais um minuto. Coloca a cenoura, o feijão e as folhas de louro e cobre a panela com água, que pode ser fria mesmo. Eu costumo colocar mais ou menos três dedos acima do feijão. Fecha a panela e deixa cozinhar por uns 20 minutos. O legal é tirar a panela nesse tempo e ver se o feijão está cozido mas não muito mole, se estiver assim, pode destampar a panela e juntar a beringela, o queijo, o seitan e os pimentões. Eles cozinham bem rápido e o seitan já é cozido, então é só pra realmente pegar o gosto. Depois de mais ou menos 10 minutos conferir se está tudo cozido, juntar a pimenta e o sal. O caldo deve engrossar um pouquinho, mas não muito, senão não tem caldo para molhar o arroz e a farofa.


Eu servi com arroz branco, farofa de ovo com bacon vegetal e couve refogada. Essa feijoada é super simples e rápida de fazer, acho q fiz tudo em mais ou menos uns 50 minutos. Quem não tiver o seitan não precisa se preocupar, ficará bom do mesmo jeito. Em breve eu vou mostrar como fazer essa carne vegetal de nome esquisito. Espero que gostem e façam! Até breve! 

Nenhum comentário: