Páginas

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Almôndegas de soja com molho de tomate

E logo depois desse rolo todo que eu contei antes, do assalto e tudo mais, vieram dois amigos americanos ficar uns dias em casa. Os dois já tinham vindo antes, e sabiam como eu gosto de cozinhar quando tem bastante gente, então resolvi fazer uma alguma coisa com soja, depois de bastante tempo.. Só pra constar, não foi esse prato que eu fiz pra eles, mas como ficou muito bom, resolvi mostrar ele antes do Ratatouille que acabei fazendo.
E o prato de hoje é almôndegas assadas com molho de tomate.
Anotem os ingredientes e mãos na massa! 

Almôndegas assadas com molho de tomate

Ingredientes

Para as almôndegas:
2 xicaras de proteina de soja miúda hidratada (ver como aqui)
1 cebola picada bem pequenininha
2 colheres de linhaça de molho na água morna por 15 minutos ( ou 1 ovo inteiro)
Farinha de rosca para dar o ponto
1/2 copo de salsinha picada
1 colher de café de páprica picante
Noz moscada a gosto
1 colher de café de cominho moído
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
Azeite para untar a forma

Para o molho:
6 tomates sem pele picados ou uma lata de tomate pelado
1 cebola picada
1 colher de azeite
3 dentes de alho picados
1 copo de agua
3 colheres de leite
1 colher de sal
1 punhado de manjericão picado

Modo de preparo almôndegas:

Em uma tigela, junte a proteina de soja, a cebola, a salsinha e os temperos. Mexe bem e junta o caldo da linhaça e os grãos dela também. Mistura bem e vai colocando a farinha de rosca. O ponto certo é quando ela desgruda das mãos e você consegue formar as bolinhas. 
Unte uma forma com o azeite e coloque as bolinhas em cima pra não grudar. Coloca em forno pré aquecido a 180 graus e deixa por uns 5 minutos, depois disso, dê uma olhada (vai de forno pra forno), se tiver douradinha, vire e deixe dourar o outro lado. Enquanto isso, vá fazendo o molho.

Modo de preparo do molho:

Esse método é básico para qualquer molho de tomate, claro, se for um molho mais especial e mais encorpado, você deve deixar mais tempo no fogo para pegar corpo e ir juntando de vez em quando, meio copo de vinho branco, faz toda a diferença… Mas no nosso caso, é um molho básico e rápido, então, a gente frita a cebola no azeite até ela ficar transparente, junta o alho e frita um pouquinho pra ele não queimar. Logo em seguinda, junta o tomate e amassa, ou com um amassador de batatas ou com um garfo. Refoga o tomate pra ele juntar bem com os temperos e coloca o copo de água. Deixa ferver uns 10 minutos, nesse tempo, ele dá uma reduzida e uma encorpada, daí é legal provar. Como normalmente o tomate demora pra perder a acidez, a gente junta as colheres de leite ( um amigo que me ensinou) que ele fica perfeito. Daí é juntar o sal, o manjericão e as almôndegas douradinhas, esperar uns 5 minutos e está pronto! 
Eu coloquei as almôndegas no forno para elas ficarem firmes e não desmanchassem quando eu colocasse no molho. 
Essa quantidade dá mais ou menos 8 almôndegas grandes, então serve 4 pessoas tranquilo. Eu servi com arroz branco e couve e ficou uma delicia! 
Até o próximo prato!! 

Nenhum comentário: