Páginas

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Falafel

Tudo bem? Comigo também está. Agora está.. Porque dia 26 de setembro minha casa foi assaltada e carregaram tudo que puderam. Nas ultimas duas semanas, eu estava pensando no que fazer, como fazer e como voltar a me sentir segura nesse lugar que eu vivo chamado São Paulo. Ainda não consegui… 
Enfim, agora está tudo melhorando e com isso que aconteceu, eu decidi que as coisas serão diferentes.
A partir de agora, esse blog será mais movimentado, mais dinâmico e com muito mais receitas, apesar de todas as minhas fotos terem sido levadas junto com o meu computador. 
Pra estreiar esse novo momento do blog, eu quero mostrar uma comida que eu realmente gosto demais, e se pudesse, comeria no mínimo quatro vezes por semana, mas como é frito, me limito e como umas duas vezes por mês. 
Vou mostrar pra vocês como fazer falafel.
O falafel é uma comida tipica de rua vinda do Oriente Médio. São bolinhos feitos de grão de bico ou favas, que são servidos com molhos tipo homus e vinagrete e pepino, cebola roxa e alface num pão pita ou folha. Pelo menos era dessa maneira que eu os encontrava quando estive na Europa.
Vamos anotar os ingredientes??

Falafel

Ingredientes 

1 xicara de grão de bico deixado de molho por 12 horas na geladeira cru
2 xicaras de salsinha picada
2 dentes de alho
suco de 1 limão
1/2 cebola roxa picada
1/2 colher de semente de cominho ou ele em pó
1/2 colher de pimenta caiena ( pode usar jamaica ou dedo de moça sem as sementes se preferir)
1/2 xicara de coentro picado ( pode não ser colocado caso você não goste)
1 colher de sal mais ou menos, é legal dar uma experimentada

Para preparar o falafel, você precisa de um processador. Nele, juntamos a salsinha, o coentro, o alho, o suco de limão e a cebola e batemos um pouquinho para misturar. Coloca o grão de bico e bate bastante até misturar. Junta o cominho, a pimenta caiena e o sal e bate mais um pouquinho. O ponto é quando você conseguir tirar ele do processador e moldar com as mãos.
Frita em oléo bem quente, que tem que cobri-lo e serve com aqueles molhinhos que eu falei. Aqui em casa, usamos também coalhada seca com limão e sal e um molhinho de tahine que eu faço igual a coalhada e fica maravilhoso.
Essa quantidade dá bastante bolinhos e da última vez, serviu quatro pessoas em casa. Na próxima eu venho ensinar o homus pra servir junto. Espero que vocês gostem e experimentem. Até breve! 



Nenhum comentário: