Páginas

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Polenta com champignon

E o tempo em São Paulo continua louco…  Depois de um dia lindo, a temperatura cai e a gente fica com o organismo mais louco ainda… E nesses dias, depois de um bom tempo, eu fiquei com a garganta inflamada e uma sinusite que me pegou de jeito.. Quando a gente tá assim, não dá vontade de fazer nada, mas, quanto menos você faz, mais a coisa te pega.. Pensando nisso, fiz uma jantinha bem gostosa, fácil e rápida e que, como diria minha vó, levanta defunto!
E o prato de hoje é polenta com champignon. Eu o considero um prato único, mas pra quem sente falta de arroz e feijão, ele funciona muito bem como acompanhamento.
Aos ingredientes então??

Polenta com champignon

Para a polenta:
3 xícaras de água fria
1 xícara de fubá ou farinha de milho fina
1 fio de óleo
1 colher de sopa de sal
noz moscada a gosto

Para o champignon:
2 dentes de alho amassados
2 colheres de sopa de azeite
1 xícara de cogumelos champignons
1/2 xícara de azeitona picada
2 colheres de molho shoyo 
1/2 colher de óleo de gergelim
1 colher de manteiga
amendoim torrado para salpicar
salsinha picada a gosto

Modo de preparo

Para preparar a polenta, juntamos o fubá, o fio de óleo, a noz moscada e o sal na água fria e mistura. Leva ao fogo alto e mexe até ele ferver, quando levantar fervura, abaixa o fogo e tampa a panela, senão ela pula pra caramba… Eu deixo uns 5 minutos e mexo de novo, quando está desgrudando do fundo, é porque está pronta. Reserve.
Para o cogumelo, frito o alho no óleo, junto o champignon e refogo por uns dois minutos. Junto a azeitona e deixo mais um minuto. Coloco o shoyo e o óleo de gergelim e provo pra ver se está bom de sal. Desligo o fogo, junto a manteiga e acerto o sal se precisar.

Para servir, como foi prato único, coloquei a polenta com uma fatia de queijo no fundo do prato e o cogumelo em cima, salpiquei o amendoim e um pouco de salsinha e servi. Deu para 3 porções bem servidas e no fim, fiquei fortinha de novo e já estou elaborando novos pratos pra mostrar pra vocês! Espero q gostem e até já!! 

3 comentários:

Unknown disse...

Nooooooossaaaaaaa deu água na boca :)

«Y:::*¤ßrän¢ä Pürä¤*:::Y» disse...

Faltou dizer se vc usou champignon "in natura" ou em conserva..rs..bj

Unknown disse...

Eu usei em conserva! Desculpa, faltou falar mesmo, esqueci haha...