Páginas

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Couve flor gratinada

Outro dia, fui a feira e comprei uma couve flor porque ela estava lá toda linda, branquinha e enorme, mas eu não tinha a menor idéia do que fazer com ela. Como eu adoro couve-flor, e as vezes compro aquelas congeladas super aguadas, fiquei com muita vontade de chegar e fazer ela de qualquer jeito. Lembrei de um livro de receitas que ganhei de uma das minhas tias, então achei uma que foi perfeita pro que eu queria naquele momento: leve, cremosa e que usasse a couve flor inteira, senão ela vai ficando pretinha na geladeira e não rola usar.
Bom, o que eu resolvi fazer foi Couve flor gratinada ao forno.
Ficou bem gostosa e na minha opnião, bonita também. Como eu estava sem queijo ralado nesse dia em casa e a preguiça de ir até o mercado falou mais alto, eu fiz sem queijo, mas se você quiser, pode colocar queijo ralado ou farinha de rosca em cima pra dar uma douradinha.
Então, vamos anotar a receita??


Couve flor gratinada

Ingredientes
1 couve flor inteira cozida no vapor
2 colheres de manteiga
2 colheres de farinha de trigo
3 copos de leite
1 colher de café de noz moscada
4 colheres de requeijão
sal e pimenta do reino a gosto
azeite para untar o papel manteiga

Modo de preparo

Eu cozinhei a couve flor bem al dente pra que ela não destruísse no forno, daí, em uma forma eu coloquei um pedaço de papel manteiga, untei com um pouquinho de azeite e coloquei a couve flor.
Em uma panela, eu juntei a farinha de trigo e a manteiga até dourar, juntei lentamente o leite mexendo sempre pra não empelotar. Mistura a noz moscada, o sal e a pimenta do reino e deixa ferver. Quando ele ferve, dá uma engrossada e vira o famoso molho branco ou bechamel. Eu peguei esse molho branco, joguei por toda a couve flor e depois disso, coloquei o requeijão em cima dela pra quando derretesse, se unisse ao molho. Levei ao forno pré aquecido (meu forno é sempre pré aquecido) em 180 graus, por mais ou menos 15 minutos para derreter bem o requeijão e servi com arroz branco.
Acredito que sirva umas 4 pessoas com folga, mas no meu caso sobrou um pouquinho e o almoço do dia seguinte eu fiz com ela, mas daí, essa eu conto no próximo post!
Espero que gostem e até breve!!

Nenhum comentário: