Páginas

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Dica de hoje: Como fazer um arroz soltinho

E hoje no blog, eu vou dar uma dica de como aprendi a fazer arroz bem soltinho… E a quando saber que ele está pronto! 
Quando eu comecei a cozinhar, eu realmente não sabia muitas coisas, mas o arroz não era uma delas… Sempre que eu ia na casa de amigos ou na casa da minha mãe, fazia o tal do arroz soltinho. Aprendi com duas amigas, a primeira me ensinou a refogar e colocar a água certo e a segunda, me ensinou como saber a hora de desligar, e agora, eu vou ensinar pra vocês…Pra você que gosta de unidos venceremos, é só fazer o contrário do que eu vou mostrar haha… Preparados??

Arroz soltinho (foto ilustrativa)

Ingredientes para quatro pessoas

1 cebola picadinha 
2 dentes de alho picados
2 colheres de óleo de girasol ou azeite
2 copos americanos de arroz (eu não lavo)
4 copos americanos de água (pode ser quente ou fria, eu uso fria)
Sal a gosto ou 1 tablete de caldo de legumes

Modo de fazer

Refoga a cebola no óleo ou azeite até ela ficar transparente. Junta o alho e refoga mais um pouco, mas não muito porque ele queima fácil. 
Coloca o arroz e mistura muito bem, pro óleo envolver todos os grãos. 
Refoga até o arroz grudar no fundo da panela, mas sem queimar. Acrescenta a água, que é exatamente o dobro da quantidade do arroz, e mexe bem para não grudar no fundo. 
Quando a água começar a ferver, abaixa o fogo e tampa metade da panela. 
Acho que pra essa quantidade, demora mais ou menos uns 7 minutos para secar essa água. 
Mas agora vem o segredinho…. Pra saber se o arroz está seco e não queimado, eu molho o meu dedo, levanto a panela, encosto o dedo, e faço como um ferro de passar roupa, se ferver, está pronto! Se não ferver, ainda falta um pouquinho… 
Depois que o arroz está pronto, eu ainda deixo ele descansando com a panela tampada por 5 minutos pra que ele absorva todo o vapor, fique suculento, mas ainda super soltinho! 

E essa foi a dica de hoje, espero que gostem e façam o teste, se funcionar, me conta!! Até breve!! 

Nenhum comentário: