Páginas

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Risoto de aspargos e cogumelos paris

Carnaval.. Que época mais complicada… Dias e dias de festa, bebidas e afins, e onde fica a vontade de cozinhar mesmo? 
Bom, como eu não sou mais boba, e como São Paulo está meio impraticável, eu vou fazer uns pratos bem tranquilos, gostosos, mas fáceis e rápidos. 
Pra começar bem o sábado de carnaval, vou fazer uma prato que eu amo, mas amo tanto, que acho que é o que eu cozinho melhor: risoto.
E dessa vez, vai ser de aspargos e cogumelos paris. Hummm, água na boca só de pensar…. 
E aí, que vir comigo? Anota os ingredientes então!! 

Risoto de aspargos e cogumelos paris

Ingredientes

1 cebola picada 
4 colheres de azeite
1 xícara de arroz arboreo
1 cálice de vinho branco
6 aspargos fatiados
6 cogumelos paris fatiados
1 litro de caldo de legumes
sal e pimenta do reino a gosto
queijo parmesão ralado para finalizar

Modo de fazer

Eu cozinhei os aspargos por mais ou menos 5 minutos no vapor e depois branqueei. Branquear significa dar um choque térmico em uma tigela com água e gelo para que o legume pare o cozimento e mantenha a cor vibrante. Reservei.
Refoguei a cebola em 2 colheres de azeite, por dois minutos e juntei o arroz até ele começar a ficar transparente. 
Coloquei o vinho e mexi bem até ele evaporar, daí, vem o processo de colocar o caldo e mexer para o arroz liberar o amido. 
Nessa receita eu usei mais ou menos 5 conchas de caldo e aí, como faltava pouco para o arroz atingir a consistência al dente que eu queria, juntei o aspargo e o cogumelo paris, sempre mexendo, mas a partir daqui, delicadamente para os ingredientes continuarem inteiros. 
Desliguei então, corrigi os temperos e misturei as outras colheres de azeite para dar um brilho no risoto e queijo parmesão.
Essa quantidade deu pra 4 pratos generosos e eu servi com uma salada verde e molho de mostarda com melado.

Bônus: Molho de mostarda com melado para salada

Ingredientes

2 colheres de mostarda, eu usei dijon, mas pode ser qualquer uma
2 colheres de água
suco de 1/2 limão
1 colher de melado
1 colher de azeite
sal a gosto

Mistura todos os ingredientes com um garfo, meio batendo um omelete e corrige os temperos. Fica agridoce e maravilhoso! Eu faço sempre! 

Essas foram as dicas de hoje, espero que vocês gostem e tenham um ótimo feriado! 

Até breve!! 

Nenhum comentário: