Páginas

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Risoto (ou arroz) de rabanete

Eu amo rabanete.. Não sei como tem gente que não gosta.. O que mais me atrai nele é realmente o ardido, que eu adoro! 
Sempre compro e sempre faço salada.. Eis que eu queria fazer alguma coisa diferente, saborosa.. Fiquei pensando um tempão o que eu poderia fazer com os que tinham ainda na geladeira e daí, me lembrei que eu já tinha ouvido falar de arroz de couve flor, que eu achei genial e pensei então, porque não fazer um risoto, só que usando o rabanete como o arroz. 
Achei então que seria uma boa idéia e resolvi que faria, só pra teste mesmo. Só viria com ele aqui caso tivesse ficado muito bom. Então adivinha?
A receita de hoje é risoto de rabanete, ficou curioso? Então vem anotar os ingredientes! 

Risoto (ou arroz) de rabanete

Ingredientes

1 cebola média picada
4 colheres de azeite
6 rabanetes médios picados em quadradinhos pequenos 
1/2 taça de vinho branco (opcional)
1/2 litro de caldo de legumes
sal e pimenta do reino a gosto
salsinha picada a gosto

Modo de preparo

Primeiro eu piquei todo o rabanete, que é parte mais trabalhosa desse prato. 
Reservei.
Coloquei o caldo de legumes para esquentar e em outra panela, fritei a cebola em duas colheres de azeite. Quando ela ficar transparente, junta o rabanete picadinho e refoga um pouquinho. 
Junta o vinho e mexe até ele secar e depois, junta aos poucos o caldo de legumes até o rabanete ficar macio, mas não mole. 
Deixa o ultimo caldo secar e mistura o azeite, o sal e a pimenta para temperar. 
Por fim, juntei a salsinha pra dar um contraste com a cor do rabanete. Pronto pra servir! 

Pra ser bem honesta, aquele gostinho amargo que eu tanto amo, deu uma sumida no cozimento, mas como eu temperei bastante, ficou uma delicia.
O vinho eu usei só por frescura porque eu tinha em casa, não tem necessidade absoluta.
Essa quantidade deu pra duas pessoas tranquilamente.
Se quiser, pode servir como prato único ou acompanhar com um purê de batatas ou mandioquinha, vai ficar mais lindo e saboroso ainda! 

Espero que gostem e até breve! 

Nenhum comentário: