Páginas

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Você conhece tremoço?

Fiz um "queijo de tremoço" que fez muito sucesso com meus amigos e recentemente saiu no facebook da Revista dos Vegetarianos, com isso, algumas dúvidas surgiram, e algumas pessoas não sabiam do que se tratava o principal ingrediente da minha receita.
Pra ajudar então, eu fiz um post explicando, mostrando o que é o tremoço e onde ele pode ser encontrado. 

Você sabe o que é tremoço?



O tremoço é uma leguminosa da mesma família da ervilha e da fava e bastante rico nutricionalmente: possui três vezes mais proteínas e duas vezes mais fósforo do que o leite de vaca, uma quantidade elevada de cálcio, vitaminas E e do complexo B, fósforo, potássio, ácidos gordos insaturados (ómega 3 e 6), ferro e fibras. Em regra, a composição nutricional é a seguinte: 36 a 52% de proteína, 5 a 20% de gordura, 30 a 40% de fibra alimentar.
Ele é rico em gordura boa, a mesma presente no azeite. 
O tremoço tem três vezes mais fibra que a aveia e o trigo, mas com teor de amigo reduzido, então ele também ajuda na redução da obesidade, indicado para quem sofre de problemas ósseos e reduz o apetite. 
O uso do tremoço é extenso: a farinha de tremoço é utilizada na produção de bolachas, pão, biscoitos, massas; alimentação para animais não-humanos; indústria farmacêutica; melhoramento dos solos (é denominado “adubo verde” pois evita a utilização de adubos convencionais e prepara os solos em particular para o cultivo do milho, melão e trigo), etc.
O grão seco é tóxico e amargo, só depois de cozido muito tempo em água salgada se torna comestível. Em Portugal é muito apreciado, e como é servido junto com a cervejinha, foi apelidado de “marisco dos pobres”. 
Para os vegetarianos, o tremoço é uma ótima opção! 


Em São Paulo em geral, eu compro na zona cerealista, mas, se você morar longe ou não quiser ir simplesmente, tem em muitos supermercados também. Ele fica junto com as azeitonas e queijos, e pode ser comprado a granel. O preço costuma ser bem baixo, custando o quilo em média R$ 4,00. 

Pra quem não viu, a receita do "queijo" aqui!

Obrigada e até a próxima receita!!!


Nenhum comentário: