quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Risoto de palmito e tomate

Oi gente, tudo bem?

Me desculpa o sumiço, mas estou na correria por aqui e meu amigo vai se mudar de apartamento agora na quinta feira, então estamos na maior função…
Eu não esqueci de ninguém e continuo cozinhando pra caramba pra sempre trazer coisas novas, então, não se preocupem, eu sumo um pouquinho mas sempre estou de volta!
Bom, hoje eu vou mostrar pra vocês um prato que eu amo e já ensinei algumas vezes, que é o risoto, mas dessa vez, ele é vegano. 
Não usei nada animal nessa receita, acho que já falei pra vocês que aqui em Miami estou cortando quase 90% dos produtos animais que eu comia aí no Brasil né?
A receita de hoje é risoto de palmito e tomate. Bem simples e bem chique para um jantar romântico  ou para receber os amigos.
E aí, vamos anotar os ingredientes???

Risoto de palmito e tomate

Ingredientes

½ cebola picada
1 dente de alho amassado
2 colheres de azeite
1 xícara de arroz arbório
½ taça de vinho branco
1 litro de caldo de legumes
1 vidro de palmitos cortado em rodelas
2 tomates picados
sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Em uma panela grande, coloque o caldo de legumes, seja ele caseiro ou de tablete, e deixe em fogo baixo sem ferver, mas quente.
Em outra panela, junte a cebola e uma colher de azeite e refogue até ela ficar transparente. Junte o alho e refogue por um minuto. 
Coloque o arroz e refogue até ele também ficar transparente liberando seu amido. 
Junte a taça de vinho e mexa até ela secar.
Quando ela secar, vá juntando o caldo de legumes de concha em concha e mexa sempre para não grudar no fundo. O ideal é fazer ele no fogo baixo.
Para mim o risoto perfeito é aquele que o arroz gruda no dente, por isso eu uso mais ou menos sete conchas de caldo, mas você deve ir experimentando e deixar no ponto ideal para você.
Quando estou quase finalizando, junto o tomate, mexo bem e por ultimo junto o palmito para ele não perder a textura.
Desligo o fogo, acerto os temperos e coloco mais uma colher de azeite para dar um brilho no final. Está pronto!
Dessa vez, a receita foi para 4 pessoas e nós servimos com um purê de batata doce que em breve eu trago a receita!
Como vocês podem ver, a receita é muito fácil, só dá um pouquinho de trabalho ficar mexendo sempre mas vale a pena porque o resultado é um risoto cremoso e no ponto certo! Você pode usar qualquer coisa que tenha em casa, basta um pouquinho de criatividade. 

Espero que gostem e até breve!!

Nenhum comentário: