Páginas

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Batata suiça com cogumelos

Oi gente, tudo bem??
Eu sei que eu prometi a receita da batata suiça pra ontem, mas meu dia foi super corrido, fui conhecer um lugar que eu queria há muito tempo aqui em Miami que é o Little Havana.
Descobri que, assim como no Brasil, eles não tem nenhuma opção vegetariana no cardápio e comem muito arroz e feijão super bem temperado como a gente..
No fim, eu me virei com um arroz, feijão e uma salada e fiquei bem feliz.
Voltando ao assunto, eu adoro batata. 
Todo mundo faz tudo com batata mas a batata suiça me parece não ser tão popular porque parece que demanda muito trabalho, só que não é verdade.
Essa receita de batata suiça é muito fácil, você pode colocar o recheio que quiser e vai ao forno! 
Isso é o melhor de tudo! 
Você não precisa de duas frigideiras e o fogão todo sujo na hora de virar pra fazer, é bem mais simples e fica tão saborosa quanto.
E aí, vamos anotar a receita?

Batata suiça com cogumelos

Ingredientes

1 quilo de batatas
3 colheres de azeite
½ cebola picada
1 xícara de cogumelos (o que você tiver)
1 colher de café de pimenta caiene
1 colher de café de noz moscada
1 punhado de salsinha ou coentro picado
sal a gosto

Modo de preparo

Comece cozinhando as batatas em água com sal, mas deixe elas al dente, eu deixei por mais ou menos 10 minutos e fui furando com um garfo. 
Quando ela ainda está firme, mas cozida, está no ponto. Eu cozinhei elas com casca e tentei fazer igual nesse video aqui, mas confesso que fiz algo errado e não consegui. Se você preferir, pode cozinhar elas descascadas.
Coloque as batatas no congelador e espere mais ou menos 10 minutos.
Enquanto espera, faça o recheio, refogando a cebola no azeite por mais ou menos 3 minutos. 
Junta então os cogumelos e abaixa o fogo. Eles vão soltar água e cozinhar por uns 6 a 7 minutos. Quando estiverem cozidos, junte a pimenta caiene, a noz moscada e o sal e reserve.
Retire as batatas do congelador, elas devem estar bem firmes, e rale no ralador grosso. 
Numa tigela, junte as batatas raladas, sal e a salsinha ou coentro, e misture bem delicadamente. 
Agora é só montar.
Unte uma frigideira que possa ir ao forno, se não tiver uma, pode ser numa forma normal, coloque uma parte da batata espalhando como uma caminha. Coloque o recheio, espalhando pela batata inteira e depois cubra com a outra parte de batatas. 
Regue um fio de azeite e leve ao forno médio, 180 graus, que já deve estar pré aquecido.
Deixe por uns 10 minutos ou até dourar e está pronto.
Viu como não é dificil?
Essa quantidade serviu 4 pessoas muito bem e eu servi acompanhado de vagem picante (em breve receita) e arroz com nozes pecãs.
Espero que gostem e até a próxima delicia!



Nenhum comentário: