Páginas

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Bolonhesa de lentilhas

Oi gente, tudo bem?
Semana passada eu fui várias vezes na casa das minhas amigas Carol e Renata, pois estamos trabalhando juntas em vários projetos, dentre eles, o Xuxu Delícia.
Pois que almocei com elas, postei uma foto do almoço e muita gente me pediu a receita da bolonhesa de lentilha.
É uma receita muito fácil de fazer e você pode usar para pastas, lasanhas e afins.
Essa bolonhesa eu fiz com as lentilhas vermelhas, mas caso você não tenha em casa, pode fazer com qualquer tipo de lentilhas que você tiver. O que vai mudar é apenas o tempo de cozimento. No caso das lentilhas vermelhas, o tempo é mais ou menos 15 minutos e para a mais escura 25 minutos.
Se você nunca viu a lentilha vermelha, que é mais difícil de achar no mercado, a dica que eu dou é procurar na Zona Cerealista em SP ou nos Mercados Municipais das cidades, normalmente tem em lojinhas de grãos.
Como estou tendo algumas visitas novas de pessoas falando sobre os filhos vegetarianos, estou criando uma parte do blog que terá receitas vegetarianas para crianças, no próximo post já teremos novidades.
E aí, vamos anotar a receita??

Bolonhesa de lentilhas

Ingredientes

1 cebola pequena cortada em cubos
1 dente de alho amassado
4 colheres de azeite
1 kilo de tomates maduros ou 2 latas de tomate pelado
2 cenouras medias cortadas em cubos
1 copo americano de lentilhas (a que você tiver)
1 copo americano de água
Manjerição a gosto (pode ser o fresco ou o seco, o seco costuma ser mais forte)
Pimenta do reino e sal a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, frite a cebola no azeite por 3 minutos ou até ela ficar transparente, junte o alho e refogue por mais 2 minutos. Junte as lentilhas e refogue bem por mais ou menos 4 minutos.
Junte os tomates e amasse bem com a mão ou com o amassador e o copo de água.
Misture bem e coloque as cenouras cortadas em cubos.
Deixe o molho no fogo baixo por mais ou menos 15 minutos e vá experimentando para ver a acidez e a textura da lentilha.
Caso os tomates estejam muito ácidos, você pode colocar uma colherzinha de café de páprica doce que ajuda a tirar.
Ele dá uma boa reduzida. Quando estiver pronto, desliga, acerta os temperos e está pronto.
Eu tirei a foto da panela inteira da bolonhesa porque eu sou gorda, mas em breve trago receitas que fiz com ela!

Espero que gostem e até breve!!

Nenhum comentário: