Páginas

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Cogumelo portobello recheado

Oi gente, tudo bem?
Esse post era pro segunda sem carne, mas como estou com três horas de diferença de vocês, não deu tempo! 
Aqui onde estou tem muitas coisas boas, mas estou sentindo falta de algumas que tinham em Sampa, tipo, a Zona Cerealista..
Infelizmente aqui não tem nenhum lugar parecido e nos mercados não consigo achar quase nada que tinha por lá..
Mas claro que isso não é motivo de desanimo e vou provando outros sabores que não conhecia.
Aqui tem muito cogumelo, é bem comum e por isso não é caro, então a primeira coisa que eu fiz foi comprar o cogumelo portobello..
Aí no Brasil eu achei poucas vezes, mas se eu não me engano, agora está mais facil de encontrar.
Eu achei esse link, que ensina um pouquinho dos tipos de cogumelos e onde encontra-los: http://www1.folha.uol.com.br/comida/2014/02/1407279-saiba-quais-sao-os-tipos-de-cogumelo-e-onde-compra-los.shtml
E a receita de hoje é Portobello recheado. 
Como ele é bem grande, eu fiz um para cada pessoa.
A foto não está incrível, mas eu juro que ficou delicioso! 
E aí, vamos anotar os ingredientes??

Cogumelo portobello recheado

Ingredientes

2 colheres de azeite
½ cebola picada bem pequenininha
1 dente de alho amassado
1 tomate picado
½ xícara de arroz cru
½ xícara de ervilha ( eu usei congelada, mas você pode usar de lata)
4 cogumelos portobello grandes
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Primeiro eu higienizei o cogumelo com papel toalha úmido. Não devemos nunca lavar os cogumelos, porque eles já tem bastante água e perdem o gosto quando lavados. 
Daí cortei o talinho e piquei para juntar no recheio.
Numa forma untada, eu coloquei os cogumelos, reguei um pouquinho de azeite e um poquinho de sal e reservei. Nisso, meu forno estava pré-aquecendo em 180 graus.
Em uma panela eu refoguei a cebola e o alho por uns 5 minutos e juntei o tomate. Quando o tomate começou a soltar água, misturei o arroz e refoguei bem.
Juntei então meia xícara de água, já quente, e abaixei o fogo. 
O arroz cozinha nessa água por uns 7 minutos. 
Se você tiver e quiser, pode colocar caldo de legumes ao invés da água para dar mais sabor, eu não tinha.
Depois desse tempo, experimente. Se o arroz ainda não estiver cozido, junte mais um pouquinho de água. 
Antes de toda a água secar, junte as ervilhas e tampe a panela pra ela descongelar e agregar no arroz.
Quando o arroz estiver cozido é só acertar os temperos e o recheio está pronto.
Agora, coloque em cima dos cogumelos generosamente, regue com azeite e leve ao forno por 7 a 10 minutos, dependendo da potência do seu. Está pronto!
Caso você queira, pode colocar um queijo por cima e esperar gratinar.
O tempo deve alterar um pouquinho, mas assim que estiver dourado está pronto.
Esse é um ótimo prato principal para ser servido com uma salada ou purê.
Espero que gostem e até breve!  


 Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário: