Páginas

sábado, 17 de janeiro de 2015

Cuscuz marroquino com legumes

Oi gente, tudo bem?
Mesmo estando longe de vocês aí, tenho visto muita gente reclamando do calor. 
Aqui onde estou não está nem de longe esse calor, mas está sempre um tempo ótimo, levando-se em conta que aqui estamos no inverno.
Eu não sei vocês, mas eu quando está muito quente, não consigo comer direito, fico cansada e super desanimada pra cozinhar, por isso acabo fazendo sempre comidas frias e rápidas.
A receita de hoje é uma salada que eu adoro, muito fácil de fazer e que alimenta bem, porque é um substituto do nosso arroz: cuscuz marroquino com legumes. 
Eu usei o que eu tinha na geladeira, mas você pode incrementar a receita com amêndoas, hortelã e outros legumes da sua preferência.
Tem muita gente que não conhece e confunde com a quinoa, mas não é a mesma coisa, a quinoa é da região dos Andes e o cuscus é da região do Magreb, que compreende Tunisia, Marrocos e Argélia.
Hoje em dia é muito fácil de achar em SP, eu comprava especialmente na zona Cerealista, porque além de fresco é muito mais barato.
E aí, vamos anotar os ingredientes?

Cuscuz marroquino com legumes

Ingredientes

1 xícara de cuscus marroquino
2 xícaras de caldo de legumes (eu usei o caseiro, mas se você tiver em pó, junte em 2 xícaras de água)
1 colher de azeite
1 dente de alho amassado
½ cebola cortada em meia lua
½ maço de alface lisa
1 pepino médio sem semente cortado em meia lua
½ cenoura ralada
Suco de meio limão
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Em uma tigela, coloque o cuscus marroquino,  ferva o caldo de legumes e junte no cuscus. Tampe a tigela para o cuscus cozinhar no próprio vapor. Espere uns 15 minutos e destampe, ele deve ter dobrado de quantidade e estar bem hidratado.
Numa frigideira, coloque a cebola e o azeite, e frite até ela ficar transparente, junte o alho e frite por mais uns dois minutos. Reserve.
Quando o cuscus estiver quase frio, misture os legumes, a cebola e o alho refogados e tempere com o limão, sal e pimenta do reino.
Está pronto!
Essa quantidade dá para 4 pessoas, e é bem leve e refrescante.
Espero que gostem e até breve!



Nenhum comentário: