Páginas

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Azeites aromatizados, como fazer??

Se você é como eu que adora azeite, a minha dica é fazer alguns potes com azeites aromatizados.
Em casa eu tenho vários tipos que uso para temperar saladas, finalizar pratos… 
É muito simples de fazer mas é necessário tomar algumas medidas pra não correr nenhum tipo de risco: esterilizar o vidro antes de enche-lo, usar ervas secas para não haver contaminação por bactérias, e usar um azeite de qualidade bacana, senão pode ficar com um gosto não esperado.
Pra começar, vou passar a primeira receita que eu fiz lá em casa, mas você pode fazer do sabor que você quiser, não existem regras! 
Já fiz de cardamomo, salvia, alho, só não pode esquecer que tem que ser tudo desidratado ok?
Pra começar, vou explicar como eu faço a esterilização dos vidros. 
Em casa eu sempre tenho alguns vidrinhos pequenos que ganho de amigos que sabem da minha paixão, então cada vidrinho meu, tinha em média 50 ml e uma tampinha de borracha. 
Primeiro eu ponho uma panela de água no fogo e assim que levanta fervura, coloco um pano de prato no fundo pra evitar que o vidro quebre, daí coloco ele lá dentro e deixo por 20 minutos
A tampa vai junto nesse processo, mas eu deixo menos tempo, uns 5 minutos. 
Para retirar os vidros, use um pegador e coloque ele de cabeça para baixo em outro pano de prato seco e super limpo. Faça isso um a um e só faça na hora de usar, não adianta esterilizar antes ok? Depois de feito isso, vamos ao azeite! 

Azeite aromatizado

Azeite de mostarda

Ingredientes

1 colher de café de semente de mostarda 
1/2 colher de café de tomilho seco
azeite até completar o vidrinho

Modo de preparo

Em uma frigideira, coloco uma colher de azeite e ainda nele morno, junto as especiarias. Deixo por uns dois minutos, sem esquentar tanto o azeite, pois isso faz o tempero liberar seus aromas e desligo. 
Coloco as ervas no vidrinho, junto o azeite até a boca e fecho. 
No meu caso, gosto de sabores bem apurados, então, nunca uso no dia, sempre uns dois ou três dias depois.

Todos os meus azeites eu fiz com esse processo e sempre ficaram maravilhosos! 
Tem um outro que eu fiz, minha amiga Leticia me ensinou e ficou muito bom também, foi colocar duas azeitonas pretas no mesmo frasco, assim ela libera os aromas e o azeite fica mais gostoso ainda.
Se você fizer em casa, me conta, eu vou adorar saber! 
Espero que gostem e até breve!

Nenhum comentário: