Páginas

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Tortilla vegana de grão de bico

Oi gente, tudo bem?

Como eu já contei em posts anteriores, eu estou na função de consumir menos produtos animais e, o pouco que ainda consumo, tento comprar orgânico e com boa procedência. 
Por esses dias eu andei pensando em fazer um canal no Youtube para explicar melhor as minhas receitas, sanar dúvidas que eu tinha e consegui resolver, mostrar meus pratos do dia a dia que nem sempre consigo colocar aqui, e para isso, fiz uma mega pesquisa de vídeos de canais que eu curto, de blogs que eu sigo e tudo mais. 
Foi então que me deparei com uma receita que deixou a minha cabeça a mil: Omelete vegano de grão de bico. 
Daí que fui pesquisar mais e mais, e descobri que já era notícia antiga, mas eu ainda não sabia!!! 
Resumindo, pesquisei várias receitas e resolvi fazer uma que fosse interessante pra mim e com ingredientes que eu conseguisse achar facilmente aqui. Achei! Mas mudei tudo, como sempre. 
No lugar do omelete eu fiz uma tortilla, tipo aquela espanhola, mas com vários legumes que eu tinha congelados em casa. Só faltou a batata, mas na próximo faço uma tortilla "original" hehehe.. 
O impressionante é que não ficou com nenhum gosto de farinha ou do próprio grão de bico. 
E aí, vamos anotar os ingredientes?



Tortilla vegana de grão de bico

Ingredientes

1 xícara de farinha de grão de bico
1 xícara de água
1 colher de café de tomilho
1 colher de café de curcuma
1 colher de café de sal

Recheio

1/2 cebola picada
4 colheres de azeite
Legumes variados
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Em uma tigela misture a farinha de grão de bico com o tomilho, a curcuma e o sal, misture. Com a ajuda de um batedor, vá misturando enquanto joga a água, para não empelotar. Reserve.
Numa frigideira grande, coloque as quatro colheres de azeite, espalhe bem por toda a superficie da panela e jogue a cebola. Refogue por dois minutos e junte os legumes, no meu caso, congelados. Refogue bem por uns cinco minutos, mexendo sempre. Não precisa colocar água, porque como estão congelados a água deles mesmo serve para o cozimento. Eu só não aconselho a usar brócolis congelado porque ele fica super aguado. Quando eles estiverem descongelados e refogados, junte o sal e pimenta a gosto. Mexa pela ultima vez a mistura de grão de bico e jogue por cima espalhando bem. Abaixe o fogo. Ele vai cozinhar de baixo pra cima, por isso é importante que o fogo esteja baixo. Esse processo deve demorar uns 7 minutos. Como eu não tenho uma omeleteira, eu usei um prato para virar, então, eu untei o prato com um pouco de azeite, para não correr o risco de grudar, virei e voltei para a panela, pra terminar de cozinhar o outro lado. Deixei por mais uns 5 minutos e pronto. Está pronto pra servir! 
Essa quantidade dá para 4 pessoas tranquilamente! Eu servi como acompanhamento de um arroz branco e uma ervilha cozida, mas ele pode ser servido com uma saladona também.
Espero que gostem e até a próxima! 

Nenhum comentário: